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A Volkswagen amplia as opções de sua plataforma digital com o lançamento do Virtual Experience, ação que permite ao consumidor fazer um tour a um showroom em ambiente de realidade virtual por meio de um vídeo 3D. O primeiro vídeo da campanha apresenta em 360° alguns detalhes de cinco veículos da marca - Up!, Gol, Fox, Jetta e Golf GTI – pelo qual é possível conhecer atributos de cada um deles conforme a navegação, seja com a ajuda de um óculos de realidade virtual acoplado a um smartphone ou com o bom e velho mouse do computador/laptop.

A ideia da montadora é expandir o uso da ferramenta e criar outras oportunidades de relacionamento com o consumidor visando nele um possível futuro cliente.

“É mais uma ferramenta que pode qualificar o consumidor, prepará-lo com mais informações dos produtos da marca antes que ele vá até uma concessionária. É uma rica experiência em uma plataforma que ajuda na imersão do ambiente de realidade virtual, tornando o cliente mais seguro e certo de sua decisão de compra”, afirma Leandro Ramiro, gerente de marketing e comunicação da Volkswagen no Brasil. 

Fábio de Souza, supervisor da área de propaganda, revela que a empresa pretende expandir a experiência com novos conteúdos e novos veículos e que já está preparando um segundo vídeo no mesmo molde do primeiro, desta vez baseado em uma experiência de pilotagem do Jetta em uma pista de corrida. “Também planejamos fatiar esses vídeos e compartilhar este conteúdo conforme o perfil do cliente na rede”, complementa.

A princípio, a Volkswagen não deve oferecer a experiência de realidade virtual na sua rede de concessionárias, uma vez que a iniciativa do primeiro vídeo complementa a busca do consumidor por informações do produto, o que geralmente é feito antes dele decidir ir à uma revenda. Contudo, a empresa não descarta o uso da plataforma em diversas outras ocasiões, como eventos e outros tipos de demonstrações em ambientes públicos, como shopping centers.

Expansão pela rede

A iniciativa de democratizar o mundo da realidade virtual complementa o planejamento da montadora dentro da estratégia dedicada às plataformas digitais abrangentes na internet. “Começamos a falar desta ação em fevereiro deste ano, mas há dois anos que a Volkswagen vem reforçando sua presença nas mídias digitais”, completa Ramiro.

Exemplo disso foi o uso que a montadora fez do Snapchat, aplicativo de mensagens com base em imagens e vídeos para fazer o lançamento da versão do Up! TSI em agosto do ano passado. “Fomos a primeira montadora a utilizar este tipo de plataforma para fazer um lançamento”, explica Fabio Rabelo, gerente de marketing digital e CRM, indicando que o uso das plataformas digitais é cada vez maior dentro do processo de decisão de compra de veículos.

Os números comprovam essa tendência: no Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas estão conectadas à internet, segundo pesquisa do Ibope Nielsen, sendo que 74,2 milhões acessam a rede via smartphone. Cerca de 41% das buscas por automóveis realizadas na internet são feitas pelo celular.

E embora os emplacamentos de veículos tenham caído exponencialmente nos últimos meses, a busca por informações sobre carros segue o sentido contrário: “O mercado caiu, mas o consumidor sabe muito bem o que vai comprar”, comenta Rabelo. 

Segundo um estudo da INS realizada em 2015 sobre o processo de compra de carros novos, 67% utilizam a plataforma de vídeo durante o processo de pesquisa, sendo 44% nos canais das próprias montadoras, 36% em canais especializados no setor e 29% em outros canais, a maioria de consumidores que compartilharam suas experiências. Os vídeos ajudaram 51% dos consumidores a tomar a decisão final de compra pelo carro contra 23% que decidiram comprar, mas que não assistiram vídeos sobre o assunto.

“A realidade virtual é a evolução do vídeo na internet”, conclui Ramiro.